Será que é errado um cristão ouvir músicas “seculares”? Essa é uma pergunta X que ronda o cotidiano de muitos cristãos. Comecei perguntando sobre música, mas essa pergunta se estende aos outros campos de expressão artística e cultural.
Definimos cultura como uma identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. Mias precisamente, Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade.
O que vemos hoje nas igrejas é uma briga contra a maioria das práticas, ditas como, seculares. A música, como mencionei, é a mais atacada entre as expressões culturais. Vemos alguns gêneros musicais que se munem de palavrões e carga obscena muito elevada. Nesse caso basta apenas um pouco de bom-senso, esse tipo de expressão artística esta claramente fora dos eixos de pudor, não só cristão mas social também. O que quero polemizar aqui, é a musica secular que remete a assuntos do cotidiano, aos sentimentos, ou até mesmo a música instrumental.
Frequentemente uma desculpa para artistas inferiores conseguir vencer numa sub cultura cristã que imita o brilho e glamour do entretenimento secular, inclusive suas próprias cerimônias de premiação e seu ambiente de super estrelato. Pode ser que essa não seja a intenção por parte de muitos artistas que querem contribuir ao cenário da música cristã contemporânea, mas a indústria acaba produzindo, na maioria, imitações nada criativas, repetitivas, superficiais da música popular. Produzir música em conformidade com os gostos anestesiados duma cultura consumista já é ruim; imitar a arte comercializada é desperdiçar os talentos, a não ser que se esteja escrevendo para o rádio e a televisão. Trivializa tanto a arte quanto a religião. Não quero com isso condenar todos os artistas cristãos, pois há muitos musical e liricamente sofisticados o bastante que integram uma compreensão séria da mensagem bíblica com um estilo musical criativo. Também não quero que sejamos “esnobes” musicais que confundem seu gosto particular com a Palavra revelada de Deus. Afinal de contas, muitas vezes “a verdade está escrita nas paredes do metrô”, o equivalente arquitetônico da música popular. É esta uma das razões pelas quais eu aprecio a música popular de vez em quando, em parte porque é agradável e traz lembranças de tempos passados. Mas é uma forma inferior, dirigida comercialmente (noutras palavras, financeiramente) que se rebela contra os padrões mais altos da expressão artística.
Estendendo para as artes, literatura, dramaturgia etc.. São obras feitas por pessoas que não são cristãos, às vezes seguem outras religiões, ou às vezes são até ateus, como no caso do Grande escritor português José Saramago.
A pressão de justificar a arte, ciência e a diversão em termos do seu valor espiritual ou sua utilidade evangelística acabam prejudicando tanto o dom da criação quanto o dom do Evangelho, desvalorizando o primeiro e distorcendo, no processo, o segundo.
Baseado em minha leitura da obra “O Cristão e a Cultura” de Michael Horton, publicado pela Cultura Cristã.
A Palavra do Senhor diz:ICo 6.12 assim: todas as coisas me são lícitas mas nem todas as coisas me convém, todas as coisas me são lícitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas,
ResponderExcluirBom Respeito sua idéia mas ñ concordo pois !
ResponderExcluirBasicamente a musica é a expressão dos sentimentos do autor através da arte que consiste em combinar sons de forma harmoniosa; conjunto de sons combinados !
Levando isso em consideração e olhando a luz da bíblia No Evangelho de Mateus, Capítulo 6, versículo 24, esta escrito que ñ podemos servir a dois senhores então qual foi fonte de inspiração dessa canção mesmo tratando de um assunto aparentemente banal ela pode estar minando a sua comunhão com Deus, esta escrito em Romanos 10:17 que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus mas o que você agrega ouvindo a outra fonte que é satanás ?
Em Mateus 4:1 A seguir mostras o diabo tentando Jesus através do ouvido, imagina o que ele ñ faz com a gente se dermos espaço !? E a musica como já falei tem sido a água que mana da boca de satanás para embriagar o coração de muitos em maioria jovens !
VAMOS FICAR ATENTOS !!!!
A música não consiste apenas na expressão dos sentimentos. Ele pode ser uma expressão estética. E sua estrutura, hoje em dia, pode sofrer decafonismo (a estruturação aleatória dos sons, sem uma sequencia lógica). Assim dizendo, já não podemos levar em consideração "Basicamente a musica é a expressão dos sentimentos do autor através da arte que consiste em combinar sons de forma harmoniosa; conjunto de sons combinados " As estruturas musicais estão além disso. Se entrarmos no campo da psicoacústica, musicoterapia, física (esta ultima no que respeito ao estudo das frenquencias) veremos que não tem nenhuma ligação aos sentimentos e nem à combinação de sons. Só pra lembrar essa visão básica da música, faltou você citar o ritmo, esse tbm junto da harmonia e da melodia "formam a música" Para mim esses elementos são grosseiramente dizendo a "matéria da música" cada um com sua função. Mas como já comentado anteriormente vemos que a música não é apenas um bloco de sentimentos formada a partir de um conjunto de sons. Para melhor avaliar isso, é só vermos um exemplo claro. Algumas tribos africanas distinguem certos tipos de alturas musicais pelo timbre do instrumento (na maioria das fezes flautas). Se um ocidental dentar escrever as alturas da melodia tocada pelo africano e reproduzir essas alturas em um piano ou em flauta tradicional (metálica) o africano não dirá que é a mesma melodia, pois como para os ouvidos ocidentais o que conta são as alturas melódicas, para outros povos a distinção esta no timbre, algumas vezes na força em que é tenção (força) que é tocada.
ResponderExcluir"Levando isso em consideração e olhando a luz da bíblia No Evangelho de Mateus, Capítulo 6, versículo 24, esta escrito que ñ podemos servir a dois senhores"
Olhando por esse lado não deveríamos apreciar nenhum tipo de manifestação artística secular, restringindo assim o dom da criatividade que Deus entregou ao o Homem . Ou melhor, teríamos que nos desligar de tudo na terra, pois os programas que assistimos, os livros que lemos, os quadros que admiramos, Tudo isso seria inspiração do cão então srrsrs mas claro que não é assim. Entendo esse versículo como: não devemos servir a musica como um senhor, colocando-a em pé de igualdade com o criador. Esse versículo não nos exorta em admirar melodias, harmonias e outras coisas que nos podem servir de proveito na musica. Acho que apenas reforça essa ideia, pois, ao reconhecer as estruturas musicais e sua genialidade, logo atribuímos esse dom do homem de criar a Deus. Pois Deus é tão grande e tão maravilhoso que fez o homem com um dom incrível para a produção artística. Isso reforça a ideia de servir apenas a esse Deus maravilhoso que criou a música e todas as outras coisas.
"Em Mateus 4:1 A seguir mostras o diabo tentando Jesus através do ouvido" Isso se refere a palavras, palavras são outros sistemas, o ouvido percebe as palavras e decodifica os códigos para uma compreensão. Esse sistema não tem nada a ver com o sistema da música. E musica não é sentida apenas pelos ouvidos. Uma fequenquencia muito baixa é absorvida pelos poros da pele. O alcance do ouvida vai de 20 Hz a 2.000 Hz. Existem animais que ouvem frequencias inferiores e superiores a estas.
Nós humanos conseguimos reproduzir essas frequencias com a mente. Lembrando que um som deve ser feito através de uma vibração, na mente isso é inexplicável. Sem a vibração como é que conseguimos reproduzir sons na mente? Logo, isso reforça a grandeza de Deus ao nos darmos o dom da música. Ele não deu esse dom apenas aos crentes, mas deu esse dom a todos os homens.
" E a musica como já falei tem sido a água que mana da boca de satanás para embriagar o coração de muitos em maioria jovens " espero exemplos desse seu ultimo comentário. Assim podemos prosseguir debate.