sexta-feira, 25 de abril de 2008

Estudo: pessoas competitivas sofrem mais com estresse

Pessoas que se preocupam muito em subir na escala social também sentem mais dor quando descem um degrau, segundo um estudo com 72 voluntários que mostra que os cérebros humanos estão altamente ligados à hierarquia. A pesquisa sugere que pessoas competitivas têm risco elevado de desenvolver problemas de saúde ligados ao estresse. O estudo foi publicado ontem na revista Neuron.
» Cérebro tende a repetir erros
» Monotonia põe cérebro em modo automático
» Explicado como se comanda a atenção
» Cérebro tem "sexto sentido" para calorias
Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Mental americano (NIMH, na sigla em inglês), montaram uma simularam uma hierarquia social em forma de ranking, classificando os 72 participantes em diferentes status que representavam suas supostas habilidades em um jogo de computador. Os voluntários viram fotos dos oponentes e seus resultados no jogo.
De acordo com exames de tomografia, quando um jogador via a foto de um oponente dito superior, as regiões utilizadas para fazer julgamentos pessoais e de status social eram ativadas, segundo o site LiveScience.
Ao ganhar de um jogador supostamente melhor, áreas cerebrais ligadas ao planejamento de ações eram acionadas. Por outro lado, regiões relacionadas à dor emocional e frustração entravam em atividade quando um voluntário perdia para um jogador supostamente inferior.
Com base em questionários e nos exames, percebeu-se que pessoas que tiveram maior exaltação enquanto estavam em primeiro lugar também apresentaram maior atividade em regiões ligadas à dor emocional, quando perdiam para um adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não use palavras de baixo calão